Alimentação e Nutrição

A alimentação é um processo voluntário de seleção de alimentos e depende, dentre outros fatores, da opção de escolha de cada um.

A nutrição tem início no momento da ingestão dos alimentos e representa a função de cada um deles em nosso organismo.

A criança, por se encontrar em fase de extremo desenvolvimento, é muito dependente de uma alimentação saudável e, por isso, mais sensível às carências e desequilíbrios alimentares.

A variedade é a principal forma de garantir a satisfação de todas as necessidades do organismo e evitar alguma ingestão em excesso, com riscos para a saúde para a criança. Para uma alimentação saudável, também há de se escolher alimentos seguros, tanto do ponto de vista da qualidade, quanto da higiene. Nesse sentido, o tipo de alimento, a quantidade e o método de preparo das refeição devem ser adequados às necessidades da faixa etária em questão.

A qualidade da alimentação durante o período pré-escolar é determinante para a maturação orgânica e para a saúde física e psicossocial. A faixa etária também é excelente para se iniciar a educação nutricional, pois é durante esta fase que se iniciam muitos comportamentos relacionados à alimentação e se adquirem muitos hábitos alimentares errados, que persistirão durante a vida adulta.