Saber comer é saber viver!

Umas das formas utilizadas para orientar as famílias sobre alimentação saudável é a RODA DE ALIMENTOS.

Ela é dividida em grupos de alimentos e a quantidade do seu consumo é regulado de acordo com a “fatia” ocupada na roda.

Todos os grupos representados devem ser consumidos diariamente, se possível, variando os alimentos dentro de cada um deles.

Mas, o que representam os grupos?

Os Grupos da Roda Alimentar

  • Grupo do leite e derivados: além de fornecerem o cálcio, ajudam na absorção das vitaminas A, D, E, K. A dose diária de leite para a idade pré-escolar é, aproximadamente, 2 copos grandes.
  • Grupos das carnes, peixes e ovos: fornecedores de proteína, vitaminas do complexo B e também Ferro. As crianças devem consumir em torno de 60 g de carne por dia. Cuidado com as gorduras e o modo de preparo!
  • Grupo dos pães, farinhas, arroz, macarrão: fornecem, principalmente, energia necessária para as atividades da criança. Também fazem parte desse grupo os açúcares e doces, que devem ser consumidos esporadicamente, pois quase não possuem vitaminas e minerais e, em excesso, fornecem energia extra;
  • Grupo dos vegetais e frutas: a maioria das vitaminas e minerais que precisamos estão nesse grupo. Deve ser consumido na maioria das refeições; quanto maior a variedade, mais saudável será sua alimentação. Escolha o colorido!
  • Grupo das gorduras: margarina, óleos e gorduras dos alimentos. Podem ser utilizadas, mas é preciso ter cautela na quantidade consumida. Excesso desse grupo traz excesso de peso!
  • Grupo das Bebidas: esse grupo não se encontra na Roda, mas é muito importante! A água é essencial para todas as atividades do nosso organismo, principalmente o pensar!